A chegada em Varanasi me trouxe grande expectativa, mas confesso que estas não foram atingidas.
Apesar de ser uma das sete cidades sagradas para o Hinduísmo, a cidade com seus um milhão de habitantes, é em algumas vezes caótica, e em outras irritante devido ao enorme número de nativos que constantemente te oferecem um milhão de coisas, eu insistem mesmo depois de muitos "não".
De qualquer forma, aproveitei a hospitalidade do Maa Vishno Guest House, que não tem nada de bom, a não ser pelas pessoas que ali trabalham, sempre muito simpáticas, para descansar um pouco!
Passei tanto tempo no hostel que o dono me convidou para trabalhar no mês de novembro por lá, devido aos grandes festivais, porém como isto não estava nos meus planos, recusei a proposta. De qualquer forma resolvi dar dicas para que ele pudesse melhorar o hostel.
A primeira delas era eliminar os ratos que andavam tranqüilamente pela recepção! Ele disse que já estava no seus planos, mas que não poderia colocar veneno, pois sendo Hindu, não poderia matar nenhum animal, mas que compraria armadilhas para pegá-los e depois soltar na natureza. No próximo dia perguntei se havia comprado as armadilhas e ele me disse que não, pois era feriado no dia, e que por isto não podia fazer compras naquele dia. No outro dia perguntei-lhe novamente, era um sábado, e me disse que nao poderia comprar naquele dia, pois aos sábados não se pode comprar nada que tenha metal. Com isso, desisti de ajudá-lo kkkk. Sem querer julgar os costumes e tradições, mas as vezes é difícil que este povo evolua, o que em termos acho positivo, pois o progresso tem trazido ainda mais problemas a India, como é o caso do plástico, que a alguns anos atrás não existia, e hoje é grande problema para a gestão de resíduos no país.
De qualquer forma, a passagem por Varanasi me deixaram dois fatos na memória. O primeiro foi o restaurante chamado I:bai com muito boa comida, em especial, os deliciosos gyosas!
A segunda é os Ghats, razão pela qual a cidade é tão famosa. São mais de 300 Ghats, construídas pelos marajás de todas as partes da India. Estes Ghats são escadas na beira do Rio Ganges, com os palácios de cada Marajá em homenagem a deusa do Rio Ganges! A todo momento é possível ver pessoas nadando e se "purificando" no rio, além de diversos cadáveres sendo cremados e seus restos jogados no rio. O curioso é que apesar da devoção ao Ganges, os indianos não tem a percepção do mal que causam a este rio, sendo um dos mais poluídos do mundo, com mais de 1000 vezes coliformes do que o máximo aceitável!
Um outro fato curioso e nojento do Ganges, é que dependendo da casta que vem a família, e consequentemente sua riqueza, os corpos são cremados com madeiras que tem diferentes tipos e nobreza! Para os mais pobres sobram as madeiras que queimam pior, e com isto restos mortais da pessoa morta são jogadas no rio!
Sigo viagem ao Nepal, em busca do Teto do Mundi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário