sábado, 28 de dezembro de 2013

Fim da linha para a China: Schenzen e Hong Kong

Após Guilin segui para minha última semana de China, na verdade em partes, já que mesmo aqui alguns não consideram a região autônoma de Hong Kong, como parte da China.

Bom antes de chegar lá parei por dois dias em Shenzhen, uma enorme cidade com 14 milhões de habitantes, desenvolvida pelo governo chinês para fazer frente a gigante Hong Kong.

Esta cidade não oferece muito para turismo, porém como minha amiga Fabiola, que estudou comigo quando ainda tínhamos 15 anos, estava morando por aqui, acabei aproveitando a passagem para fazer uma visita. 

Foi sensacional! Fui muito bem acolhido por ela, seu tio, irmã e primo que me proporcionaram dois dias "em casa", sempre bom depois de 4 meses de viagem.

A cidade em si me impressionou pelo tamanho. A área em volta de onde eles moram é bastante desenvolvida e moderna, e segundo o tio da Fabiola mudou muito nos últimos anos com o desenvolvimento econômico da região!

                           Shenzhen 
A Fabiola acabou voltando pra o Brasil devido a um problema com seu vôo, e então segui para Hong Kong!

A cidade é incrível e impressiona! Tudo funciona muito bem, especialmente pelo fato do tanto de gente que vive e visita a cidade. Todos os lugares estão sempre cheio.

O metrô em especial me chamou a atenção pela eficiência, e a facilidade de chegar aonde se deseja. O método de pagamento também é muito bom, tem um cartão que chama Octopus e você carrega dinheiro nele, e pode usar no metrô e em vários outros lugares como lojas de conveniência, fast food e outros, o que agiliza muito a vida de todos por ali.
Os primeiros dias em Hong Kong na verdade foram mais noites do que dias. Cheguei dia 19 a tarde e já fui direto para  Lan Kwai Fong. Uma região lotada de bares, restaurantes e boites, muito animada, com gente do mundo inteiro, e também muito cara, como tudo em Hong Kong. Mas nos fins de semana é tanta gente que da para aproveitar somente bebendo nas lojas de conveniência e sem entrar em lugar nenhum, devido o grande número de pessoas nas ruas.

Nos dias seguinte aproveitei para fazer um pouco de turismo na cidade! Alguns pontos como o Grande Buda, a região onde estão os lindos prédios como o Hsbc Building e o Bank of China Building, a sinfonia da luzes em Tsim Sha Tsui e o passeio pelo lendário Star Ferry são imperdíveis.

                      Grande Buddha
Região central de Hong Kong com enormes edifícios.
    Sinfonia da luzes - Symphony of Lights
Passeio pela Victoria Harbour com o Star Ferry

O ponto baixo de Hong Kong ficou por conta das hospedagens, até agora o pior custo beneficio que já vi. Tudo em Hong Kong é caro, mas as hospedagens são fora do comum. Em albergues medíocres, se cobra entre 15 e 20 euros por noite, e olhe que não me importo tanto com a qualidade, mas não se encontra por menos que isto. As regiões de Mong Kok e Tsim Sha Tsai concentram dezenas de albergues, que estão sempre cheios de pessoas que moram lá, ja que viver em Honh Kong é muito caro. O fato de estar lá em fim de semanas e próximo ao Natal contribuíram para subir ainda mais o preço, já que dezenas de chineses vão a ilha fazer compras, e o que me levou a trocar de Guest House duas vezes, então se for a Hong Kong reserve com antecedência.
Um dos Guest House por qual passei em Hong Kong

Voltei no dia 24 a convite da família para passar Natal em Shenzhen, foi excelente, muito obrigado denovo a toda família por ter me acolhido tão bem!


Agora é o fim da linha para este país enorme e intrigante chamado China! Sigo para a Tailândia onde encontrarei alguns amigos! Começa a aventura pelo sudoeste asiático, onde ficarei até meados de março!

Este Blog voltará apenas em 2014, portanto deixo meus votos de Feliz Natal e próspero ano novo a todos, com um 2014 repleto de realizações e aventuras pelo mundo!!

"Deixe o mundo te mudar, para você poder mudar o mundo" Ernesto Che Guevara

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pelo "interior" da China parte 2 - De Xian a Guilin

Saindo de Xian embarquei para o Sul da China para visitar a parte mais bonita pela qual passei neste país continental!

Cheguei em Yichang com a intenção de descer de barco até Chongqing, um passeio famoso por sua beleza, e que me atraia principalmente por passar na hidroelétrica de Três Gargantas, a maior hidroelétrica do mundo, uma obra enorme que gera discussões sobre os benefícios apresentados pelo governo, como o controle de enchentes que freqüentemente aconteciam na região, e os argumentos contrários devido a enorme área alagada, que levou ao deslocamento de mais de um milhão de pessoas para outras áreas.

Infelizmente tive que mudar meus planos pois o passeio era muito mais caro do que estava disposto a pagar, e por ser baixa temporada também era difícil de organizá-lo nas datas desejadas. Com isto decidi apenas ir para conhecer a hidroelétrica de três gargantas de ônibus, um passeio bem interessante para um engenheiro recém formado!




Seguindo viagem, sempre de trem desembarquei em Guilin, na província de Guangxi, uma área linda, cercada de enormes pedras, que me lembrarm o Rio de Janeiro.
Por lá me hospedei em um hostel muito bacana chamado Wada Hostel, com um staff bastante prestativo.
Em Guilin fui para os terraços de arroz, fazer um Trekking de 5 horas entre Ping'an e Dazhai. O tempo não estava dos melhores mas o passeio foi ótimo e o visual maravilhoso!




Voltando para Guilin tive o prazer de conhecer dois casais brasileiros, e pude matar um pouco da saudade do português. Um deles também tem uma pagina sobre sua viagem no facebook, convido a todos para conhecer pois só tem foto bacana!
A outra margem da janela:

Seguindo viagem e para finalizar este post, arranjei em Guilin através do hostel para ir até Yanghuo de barco, que eles chamam de bambôo rafting, passeio maravilhoso que vale muito a pena, recomendo a qualquer um que pense em se aventurar pela China!

Fique por três dias em Yangshuo e a idéia era pedalar todos os dias, mas infelizmente o tempo virou completamente, e apenas um dia, debaixo de muita chuva é que fui dar uma volta de bike! De qualquer forma valeu o tempo lá, acabei conhecendo um pessoal bacana no hostel Show biz e deu para divertir bastante nesta turística cidade!


Sigo para minha ultima semana na China! Schenzen e Hong Kong são os destinos finais!

domingo, 22 de dezembro de 2013

Pelo "interior" da China parte 1 - de Beijing a Xian

Seguindo viagem, parti de Beijing em direção a Datong, onde meu objetivo era chegar para conhecer um local chamado Yungang Caves e seguir viagem.

Foi minha primeira experiência em um trem chinês. Como não queria comprar passagem com antecedência, fui para a estação de trem com minha mochila, e tive a primeira experiência deste país, onde tudo está sempre lotado. Não haviam mais bilhetes para ir dormindo ou mesmo sentado. A viagem seria de 8 horas, mas como estava disposto a ir aceitei a opção de ir em pé. Entrei no trem sentei em um lugar vazio e por sorte ninguém chegou para me tirar! De qualquer forma foram longas 8 horas, bastante cansativas. Daí para frente em algumas ocasiões resolvi reservar antes, em outras não, além de ter mesclado trens sentados e outros em cama, bem mais confortáveis, e consequentemente mais caros. Nesta época do ano, por ser baixa temporada, dá para arriscar mais, porém na alta temporada deve ser impossível, ja que o turismo interno de chineses é enorme.
Os trens da China são muito melhores que os da Índia. No geral os trens "sleepers" são ótimos, dá para dormir tranquilo, porém gostei da experiência nos vagões de cadeira, pois é quando se tem mais convívio com os chineses tentando se comunicar, e através da mímica sendo bastante gentis, oferecendo comida e ajuda a todo tempo e pedindo para tirar fotos! A baixo fotos de alguns trens pelo qual passei.

Soldados do exército chinês tentando dormir no trem
        Tirando fotos com todos no trem
                      Vagão Sleeper

Desta forma cheguei em Datong cedo, peguei dois ônibus públicos e cheguei a este maravilhoso sítio budista. Mesmo que a passagem seja curta, vale muito a pena conferir, pois é impressionante as esculturas de Buda feitas neste local.

                      Yungang Caves

No fim da tarde já embarquei para a cidade de Pingyao, uma charmosa cidade chinesa, com uma área antiga murada, sendo patrimônio da humanidade. Como estava frio e é baixa temporada aqui em Dezembro, a cidade estava pouco movimentada e com pouquíssimos estrangeiros! Gostei da cidade mas dificilmente recomendaria já que quase todos os lugares para visitar estão em chinês e fica difícil entender a história do local!
                             Pingyao

Depois de dois dias em Pingyao, cai denovo na estrada rumo a cidade de Xian, onde o objetivo era conhecer as famosas esculturas do guerreiros chineses, ou Terracota Warriors.
Gostei muito da cidade, muito organizada e limpa.
Acabei ficando por lá 3 noites, aproveitei para visitar o centro de Xian e me divertir um pouco no excelente hostel chamado Han Tang House.
                       Centro de Xian
Amigo holandês pousando para foro com bebe chinês, cena corriqueira neste país
  Visita ao maravilhoso Terracota Warriors