quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Everest base Camp - Nepal -parte2

No dia 5 seguimos de Tengboche até Dingboche. Normalmente o pessoal vai para a vizinha Periche a 5200m para dormir mais baixo, mais preferimos subir até Dingboche a 5400 m para reduzir um dia de viagem. 4 horas de caminhada.

No 6 dia ficamos em Dingboche para aclimatar, a turma saiu para caminhar e eu preferi ficar pois estava com um pouco de dor de cabeça, e muito frio no Logde lendo livro.
No 7 dia como tínhamos aclimatado em Dingboche subimos direto para Lobule a 4900 m e não para Duglha a 4600 m onde normalmente se para. 4 horas de caminhada.
No oitavo dia subimos para Gorak Shep, ultima para antes dos meus objetivos a 5100 m, depois de 2horas de caminhada. Comemos e seguimos para o Everest Base Camp, que no momento não tinha expedições no local. 1 hora e meia para ir e voltar.
No nono dia cheguei ao meu segundo, ultimo e mais árduo objetivo, subir até o Kala Patar a 5600 m. 2 longas horas para subir e uma para descer. Vista sensacional recompensou o esforço!
Fim da linha hora de voltar. Não quis descer devagar então no mesmo dia do Kala Patar andei mais 4 horas até Periche.
No decimo dia 8 horas cansativas até Namche Bazar.
No decimo primeiro dia mais 6 cansativas horas e de volta a Lukla para no outro dia pegar uma avião! Fim da aventura, e sensação excelente pelo dever cumprido.

Sem duvida o treking ao Everest foi a experiência mais sensacional desta viagem e quem sabe até da minha vida. Experiência maravilhosa que recomendo a todos.
É possível sim ir sozinho, a trilha é tranqüila e não tem comi se perder porque tem muita gente. Mas vale a pena se preparar antes para agüentar o tranco. O custo no caminho varia de 10 a 20 dólares, ficando sempre mais caro quando se ganha altitude. Mas a trilha é em atendida com comida, internet, eletricidade, banho, mas tudo se paga e é caro então é importante priorizar o que prefere, eu por exemplo abri mãos dos banhos kkkk

Abaixo segue um Check list de coisas essenciais na trilha, não leve mais que isso, o que você levar terá que carregar então pense antes:
- 1 bota bem usada para evitar bolhas
- 1 calca para treking
- 2 camisas dry fit para não deixar o corpo molhado
- 2 meias para treking, para manter os pés secos, não pode ser de algodão
- 1 casaco corta vento e chuva
- 1 cachecol para o pescoço e para proteger da poeira
- 1 calca e camisa térmica para dormir, extremamente útil
- 1 casaco para a noite
- 1 sleeping bag - da para alugar
- Bastoes para treking, pode ser alugados e são muito úteis
- roupas intimas
- primeiros socorros
- barras de cereal
- toalha para limpar bebes - para "tomar banho" 
- papel higiênico
- mochila de no máximo 45l e com no máximo 12 kg
- itens de higiene pessoal
- câmera
- 1 gorro
- Lanterna
- cloro para purificar água
Qualquer outra coisa será provavelmente peso extra na bagagem!

Bom acho que é isso sobre o treking! Fui!!!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Everest base Camp (Ebc) - Nepal - parte 1

Comecei minha caminhada rumo ao topo do mundo, após uma longa viagem de Varanasi até a capital Nepalesa, Kathmandu. O visto é obrigatório para qualquer nacionalidade e preço depende do tempo que você vai ficar, e pode ser tirado na fronteira.Eu paguei Usd40,00 para um mês.
Gastei meu primeiros 4 dias coletando informações para seguir meu objetivo de ir ao Kala Pattar e o acampamento base do everest.

Comprei roupas de frio, mapas, permissões para treking, e conversei com quem tinha ido para me preparar. Resolvi através dessas conversas ir sem guia (35usd por dia) e sem carregador (1 usd por dia). 


Parti então para a aventura no dia 4 de novembro. Antes no dia 3, um belo festival budista coloriu a cidade a noite!

No dia 4 porém pelo mal tempo fomos frustados com o cancelamento de nosso vôo, porém dia 5 partimos felizmente.

Chegamos então ao aeroporto mais perigoso do mundo, em Lukla, uma pequena pista em aclive, encravado em meio aos Himalaias. Felizmente o vôo correu bem e saindo do avião já começamos a caminhada. Três horas até  Phangding a 2600 m de altitude.

No segundo dia fomos de Phanding para Namche Bazar. Uma caminhada cansativa de 6 horas especialmente entre Monjo e Namche, com muita subida, chegamos aos 3400 m, em uma cidade estremamente estruturada, com muitas opções para dormir. Recomendo o Camp de Base neste local.
No terceiro dia paramos em Namche para aclimatar. Fizemos uma caminhada de 5 horas por umas trilhas com vista para o Everest e chegamos a 3800 m mas voltamos para dormir em Namche.

No quarto dia subimos novamente até Tenhboche a 3800, depois de 5 horas muito cansativas.