Round the World ou RTW - O que é isso? Vale a pena?
Bom depois de um tempo sem postar devido a grande correria para preparar a viagem que está chegando (Dia 15/08 estou partindo), finalmente um novo post!
Uma das primeiras coisas que as pessoas me perguntam sobre minha viagem é com relação a compra das passagens, como farei, se vou comprar algum passe, etc.
Para quem não conhece a respeito, existe um passe de volta ao mundo conhecido como RTW. Este passe é oferecido pelas três grandes alianças aéreas existentes no mundo. Cada um tem uma característica particular e formas diferentes de lidar com seus programas de viagem, porém no geral elas funcionam de forma similar e o que diferencia a escolha de uma ou outra são os valores, as companhias aéreas afiliadas dando uma cobertura melhor nos trechos que se deseje conhecer, e a qualidade do sistema de marcação das passagens.
Abaixo segue uma breve descrição sobre cada uma dessas empresas:
- Star Alliance: A Star Alliance é hoje a maior aliança de empresas aéreas do mundo. Inclui companhias como a Tam, Tap, United Airlines, Air China, Air India, Ana, Turkish Airlines, Air Canada, Copa Airlines dentre outras. http://www.staralliance.com/pt/
- One world: Possui poucas empresas, porém empresas de grande porte como a American Airlines, British Airways, Iberia, Lan e Quantas.http://pt.oneworld.com/
- Sky team: A Sky Team é a menor das três alianças e é composta por empresas como a Aeroméxico, AirFrance, KLM, Alitalia, Delta, e Korean Air. http://www.skyteam.com/pt-BR/
De maneira geral todas as alianças oferecem passes RTW e passes regionais ou para um país específico. Estes passes tem como limitação uma quilometragem máxima, um número de vôos que se pode pegar e um número de conexões permitidas.
Ou seja, não existe passe com vôos ilimitados, e os valores apresentados no site não incluem taxa de embarque, o que torna as vezes uma dificuldade para organizar uma viagem. Para os que gostam de maior segurança na viagem esta é com certeza uma boa opção. Não entrarei em maiores detalhes sobre cada passe mas recomendo o livro "A volta ao mundo em 101 dicas", que detalha um pouco sobre os serviços ofertados pelas três grande alianças aéreas.
Bom a minha decisão foi não fazer o passe volta ao mundo por alguns motivos:
1) O fato do meu roteiro não incluir países da América e Oceania diminui os meus longos vôos, sendo possível fazer a maioria dos trechos por terra. Com isso financeiramente o passe passou a não ser interessante.
2) Não quero perder a liberdade de mudar meu roteiro quando quiser, e apesar do passe não fixar a data das viagens, você deve antes da viagem informar o intinerário, o que prejudica mudanças no planejamento.
3) As limitações apresentadas nos passes me faria viajar em círculos, o que não me parecia interessante.
4) O fato da Europa e Sudoeste Asiático possuirem empresas LOW FARE, e estas empresas não fazerem afiliadas as alianças aéreas também é um ponto negativo.
Bom caso queiram saber mais sobre o assunto entrem em contato.
Próximo post falarei um pouco sobre as companhias do tipo Low Fare!
Detalhe: eles falam da minha viagem nesse volta ao mundo em 101 dicas! =D
ResponderExcluirBoa viagem, Marcelo!
Inveja da boa por aqui!