sábado, 4 de maio de 2013

O Projeto Volta ao Mundo

O PROJETO
O projeto volta ao mundo começou em minha cabeça a mais ou menos 3 anos, depois que comecei a "mochilar" pelo mundo e a tomar gosto por este "estilo de viagem". Depois de muita pesquisa e planejamento consegui transformar este sonho em realidade. O primeiro passo foi dado com a compra da passagem aérea.

No filme "O mundo em duas voltas", que conta a história da família Schurmman, reproduzindo a primeira volta ao mundo dada pelo português Fernão de Magalhães, a senhora Heloísa Schurmann disse uma frase interessante: "O primeiro passo para uma grande viagem é marcar a data de saída". O meu primeiro passo já foi dado. No dia 15 de agosto a viagem irá começar e se tudo der certo retornarei ao Brasil no dia 26 de junho de 2014. A propósito, para quem nunca assistiu a este filme fica a dica!


Apesar do projeto chamar "Volta ao Mundo" poderia considerar mais um projeto "Eurásia", já que como citarei adiante, não será dado uma volta ao mundo propriamente. Na verdade, depois de muito pensar preferi priorizar alguns trechos do globo que eu nunca visitei para conhecer com mais calma. Ou seja, a intenção é que após esta viagem eu tenho rodado os quatro cantos do planeta.

O VIAJANTE




Meu nome é Marcelo Aguiar, tenho 25 anos e neste momento estou me formando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2008, eu e meu irmão Alexandre Rocha, fundamos a Personal Tour Viagens e Turismo Ltda a qual é administrada por ele atualmente. No momento trabalho em uma construtora em Belo Horizonte no ramo da construção civil. Voltei recentemente a atuar mais com o turismo devido ao novo projeto Personal Adventure com meu amigo Leandro Gouveia.

Apesar da pouca idade, graças ao apoio de meus queridos pais, viajei bastante pelo Brasil e pelo Mundo. Já estive em 25 países (abaixo a lista dos países), o que de certo modo isto foi decisivo no que colocarei no próximo tópico, o roteiro da viagem.

Lista de países visitados: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, Inglaterra, Itália, México, Nicaraguá, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Uruguai.


O ROTEIRO

Pode parecer fácil decidir esta fase, mas quando se abre o mapa e começa a apontar todos os lugares que se deseja visitar a tarefa fica um pouco mais complexa. Tempo e dinheiro são os principais inimigos  nestas escolhas.
Com relação a dinheiro foi necessário quebrar todos os porquinhos, vender carro e pedir ajuda para meus pais, mas por incrível que parece o valor está longe de ser absurdo. Para os valores de hoje (2013) a estimativa é que uma viagem como essa custe entre 40 e 60 mil reais, dependendo do nível dos transportes e hospedagens que se deseja ficar, um valor que se comparado a um intercâmbio convencional não chega a ser um absurdo. Eu tentarei ao máximo me sacrificar neste quesito, mas confesso que estimar no excel é muito diferente do que quando você já está viajando. De qualquer forma conto com alguns amigos pelo mundo e tentarei conseguir algumas casas para me hospedar neste tempo.

Com relação ao tempo, fiquei limitado a dez meses. Não poderia ir antes de Agosto por causa da formatura já que preciso esperar pela colação de grau. Já a volta será em 26 de junho pois será a Copa do Mundo no Brasil. Como sou fanático por futebol não quero ficar de fora dessa. Com isso fiz a escolha de passar a primeira fase da Copa viajando e a segunda fase volto para o Brasil!

Dito isto finalmente saiu a idéia do roteiro base para minha viagem:
Brasil-Inglaterra-Holanda-República Tcheca-Hungria-Alemanha-Espanha-Egito-Israel-Jordânia-Índia-Nepal-Tibet-China-Tailândia-Indonésia-Camboja-Laos-Vietnam-Malásia-Grécia-Turquia-Croácia-Polônia- Rússia-Noruega-Suécia-Itália-Marrocos

Como faltam 4 meses para a viagem é possível que este roteiro mude. Então futuramente colocarei o mesmo mais detalhado neste blog.